Cursos da Fundat recebem palestra com o tema “Escolhas Seguras e Responsáveis”

Formação para o Trabalho
19/07/2016 10h09
Início > Notícias > Cursos da Fundat recebem palestra com o tema “Escolhas Seguras e Responsáveis”

Preocupada em orientar os jovens aracajuanos acerca de relacionamentos interpessoais, fundamentais para o bom convívio em sociedade, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), recebeu a palestra intitulada "Escolhas Seguras e Responsáveis", ministrada ao longo do mês de Julho aos alunos dos cursos oferecidos nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs), distribuídas em vários pontos da capital. O debate é realizado pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), pertencente à Polícia Militar do Estado de Sergipe, destinado ao público que vai desde crianças até adultos.

De acordo com o palestrante, sargento Alexandre Prado, o objetivo do encontro é trazer a prevenção e a melhoria das relações do indivíduo com o próximo e consigo mesmo. "A gente desenvolveu essa oficina Proerd, que é um bate papo descontraído que o pessoal gosta muito, que tem trazido resultados positivos, testemunhos de pessoas que têm realmente mudado seus comportamentos através destas palestras que a gente aplica nas diversas unidades", explica Alexandre.

Orientando escolhas

Segundo a aluna Bruna Nascimento, de 26 anos, a palestra trouxe orientações a respeito da revisão de pensamentos saudáveis à correta tomada de decisões. "Eu até me considerava um pouco "pavil curto", mas há um tempo eu venho trabalhando isso em mim, respirando mais fundo, e as informações que ele passou me fortaleceu, para melhorar o meu eu", conta a participante do curso de Assistente de Cabeleireiro, realizado na UQP do Bairro Jardim Esperança.

Para Valéria Santos, 44, estar inserida no curso de Assistente de Cabeleireiro, possibilitou um aprendizado além dos conhecimentos técnicos. "Quando vem uma palestra dessas para a nossa comunidade, enriquece as pessoas, principalmente pra gente que é empreendedor", diz Valéria, ressaltando o crescimento adquirido por meio dos assuntos expostos. "Ele mostrou os desafios e a vivência que passou e, se pessoas que vieram e passaram por tudo isso, conseguiram, com certeza a gente vai conseguir", salienta a aluna.

João Vitor Passos, 17, também é participante do curso de Assistente de Cabeleireiro. Durante a palestra, o que chamou a sua atenção foi a realidade a qual se encontra a sociedade que, para o jovem, pode ser transformada através da empatia e do respeito ao próximo. "Gentileza, hoje em dia, só gera gentileza. Se a pessoa se expressar melhor com a outra, ela será gentil também", acredita o aluno, comprometido a aplicar tudo o que aprendeu em sua vida. "Quero seguir sendo gentil com todo mundo, pra todo mundo ser gentil comigo também", finaliza João.